Coordenador : Renata Frauches Medeiros Coimbra
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389881.2199.62476.21022023
Departamento/Setor: MND
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A população atendida será a comunidade de pacientes acompanhados nesse centro de atendimento. São pacientes idosos e seus cuidadores com qualquer patologia.
Local de atuação: Centro de Atendimento a saúde do idoso e do cuidador - CASIC na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Objetivo
--> Objetivo geral Realizar o atendimento ambulatorial nutricional integrado na atenção à saúde do paciente idoso e cuidadores no Centro de Atendimento à Saúde do Idoso e do Cuidador (CASIC) com a interface ensino, pesquisa e extensão. --> Objetivos específicos - Melhorar a qualidade de vida dos idosos e de seus cuidadores atendidos no CASIC; - Obter uma melhora qualitativa e quantitativa dos hábitos alimentares dos idosos e de seus cuidadores atendidos no CASIC; - Promover o autocuidado, através de ações preventivas e educativas dos idosos e de seus cuidadores atendidos no CASIC; - Melhorar a adesão ao tratamento dos idosos e de seus cuidadores atendidos no CASIC; - Introduzir uma cultura alimentar adequada para todos os idosos e de seus cuidadores atendidos no CASIC; - Reduzir, quando possível, a necessidade de medicação dos idosos e de seus cuidadores atendidos no CASIC; - Promover formação de recursos humanos servindo como campo de estagio do aluno de graduação, do residente em Nutrição do hospital Universitário Antonio Pedro e como centro de pesquisas par alunos de pós graduação stricto senso.
Resumo
O envelhecimento populacional, em números absolutos e relativos, tem sido observado mundialmente. O crescimento do número de pessoas com 60 anos ou mais foi inicialmente observado em países desenvolvidos, mas recentemente é nos países em desenvolvimento que a população idosa tem aumentado de forma acentuada (VIRTUOSO et al, 2010). Até o ano de 2025, o Brasil possuirá a sexta maior população idosa do mundo, com mais de 30 milhões de pessoas (quase 15% da população total) (OMS, 2005). Esse envelhecimento populacional é resultado das melhorias nos padrões de saúde, aumento da expectativa de vida e decréscimo da fecundidade e avanços nos estudos na área da saúde (OLIVEIRA et al, 2016). Considerando a importância do atendimento de qualidade para a população idosa, há na Universidade Federal Fluminense (UFF) o centro de atendimento ambulatorial multiprofissional à saúde do idoso e do cuidador (CASIC), com uma equipe multiprofissional que oferece além do atendimento oficinas em grupo, estimulação cognitiva, informática, música, educação em saúde, atendimento nutricional contínuo. Esse projeto tornou-se importante ao longo dos anos e atualmente é campus de atuação de residente em Nutrição, recebe estagiários da faculdade de Nutrição, bem como, também tem alunos de pós graduação stricto senso vinculado. Sendo assim, é uma importante ferramenta no ensino, pesquisa e extensão no campo da saúde do idoso em Niterói. Atualmente o projeto acontece de forma híbrida, contempla todas as etapas do atendimento nutricional e tem reuniões científicas quinzenais e discussões de casos na equipe de nutrição e semanais com a equipe multidisciplinar.